Traje do dia: Esporte fino!

Aposto que você vai se identificar bastante com o post de hoje do Personal Stylist Capitollium! Quem nunca recebeu um convite para uma festa e se deparou com o traje dizendo Esporte Fino? A gente se enche de dúvidas e sempre fica aquela coisa na cabeça: será que me arrumei demais? Será que me arrumei de menos? Por isso, depois de receber a dúvida da Viviane Rapp,  uma leitora de Curitiba, resolvi trazer a resposta aqui pro blog, para que, assim como ela, você também perceba que o traje esporte fino é muito mais simples do que se imagina! 🙂

esporte fino - montagem 1.fw

Esporte fino nada mais é do que você estar esportiva, mas arrumada.  Aí é possível optar até mesmo por um jeans mais sóbrio e liso, numa modelagem impecável, mas a melhor pedida mesmo é vestidos mais básicos, saias, camisas em tecidos nobres ou até mesmo calças em alfaiataria. Um ótimo exemplo é um blazer coringa: sempre chic e acessível!  Nos pés, salto ou sapatilha, o que importa é usar uma peça mais sofisticada sem abrir mão do conforto. Deixe de lado tamancos e  rasteirinhas, pois esporte fino também merece certa dose de glamour!

Confira agora a seleção que eu preparei, com peças Capitollium, de como arrasar em qualquer evento que o traje seja esporte fino!

esporte fino - montagem 2.fw

Vestido longo pode? Claro que sim! Aposte em tecidos como a malha, com um caimento leve e fluido. Acessórios mais discretos deixarão o look ideal para uma ocasião que pede o esporte fino. Uma make leve complementa o combo perfeito! Na foto do meio, o vestido em malha ganha vida com as ondas num brilho discreto, ideal para um evento à noite. Repare que os braceletes e a clutch conversam entre si e mantém a discrição, mas valorizam ainda mais a produção! Veja nossas escolhas aqui.

esporte fino - montagem 3.fw

E se o vestido for curto, como ele deve ser? Na verdade, os vestido mais curtos ou longuete são os melhores aliados de um look esporte fino. Aí é bacana apostar em tecidos um pouco mais sofisticados e estruturados e uma dose de brilho até pode ser bem-vinda. Se o vestido for mais simples, apostar em maxibrincos ou maxicolares é uma ótima saída para fazer bonito! O vestido da esquerda é chique e é a pedida certa para um casamento de dia com este tipo de traje, por exemplo. Os acessórios dão ainda mais charme à produção e trazem a dose certa de glamour para você, sem chamar muita atenção. Veja todos aqui. esporte fino - montagem 4.fw

Se você é prática e prefere adquirir peças mais versáteis que tambem possam passear em looks menos sofisticados que o esporte fino, minha dica é investir no combo saia + camisa ou blusa. Aí está permitido usar saias em tecidos mais requintados, como o jacquard ou até mesmo o bom e velho couro. Na parte de cima, camisas em chiffon ou crepe são uma ótima pedida, mas blusas diferenciadas,  com recortes estratégicos, transparências ou até mesmo paetês dão o toque certo para o traje esporte fino! esporte fino - montagem 5.fw Para mulheres que preferem esconder as pernas ou para as que estão um pouquinho acima do peso e não se sentem bem de vestido, a dica mesmo é optar por uma calça. Jeans pode? Até pode, contanto que seja uma lavagem mais sóbria e uma modelagem bacana. Mas o ideal é optar por calças diferenciadas. Alfaiataria, estampas geométricas, pantalona: aí vale muita coisa, contanto que  você combine com blusas ou camisas em tecidos mais nobres e sofisticados. Que tal apostar numa produção como a do terceiro look da imagem? Estilo é a palavra-chave ao coordenar uma calça estampada com uma camisa colorida. Os acessórios dão o toque final para arrasar no conjunto e fazer bonito no seu evento 🙂

E aí, deu pra entender direitinho como é um traje esporte fino? No final das contas, o que importa mesmo é o bom senso e você estar se sentindo linda!

Você pode conferir tudo isso e muito mais no nosso site: capitollium.com.br

 

Um beijo e até o próximo Personal Stylist Capitollium!

56 Comments

  1. Dicas maravilhosas,porque sempre fica uma dúvida no ar:o que pode ,o que não pode,principalmente quando já se tem uma idade que não favorece. Me ajudou bastante. Parabéns
    Eika, beijão¹.

      • Sonia, desculpe, tivemos um problema no Blog e somente hoje achamos seu comentário como spam… Deixamos você sem resposta! Mas estamos aqui novamente para atendê-la, agora com novo gerenciamento das nossas mídias! Confira também novas dicas no facebook da Capitollium: https://www.facebook.com/capitollium/

  2. AMEI AS DICAS, ME AJUDOU MUITO! POIS ESTOU ACIMA DO PESO E OPTEI POR CALÇA, SO FALTA A BLUSA DE TECIDO NOBRE. OBRIGADA!

  3. Olá, sempre ouvi que esporte fino, apesar de conter a palavra “esporte” na expressão, não tem nada de esporte. Trata-se de um traje anterior ao social e ao gala – ambos não permitem vestidos mais curtos e os homens devem usar smoking. O Esporte fino é roupa de festa, longos, médios para mulheres e homens com terno e gravata. Se o convite é de casamento, por exemplo, como usar um vestido de malha, ou jeans? Não pode, né? bjs

    • Oi, Bia.

      Me perdoe não ter lhe respondido quando vc precisava das dicas:( …estávamos num processo de restauração do blog.
      Mas agora está tudo sob controle, precisando é só chamar.

      Mas respondendo sua pergunta, rs. Na verdade, o termo “Esporte fino” abrange peças de tecido leve com peças mais formais: uma calça de alfaiataria e uma blusa de malha por exemplo. Uma calça jeans, blazer e salto alto. Para os homens, colete, com camisa e jeans, é uma combinação linda.
      o termo trata-se de um social mais despojado e é permitido vestidos longuetes, sim. O esporte fino não é roupa de festa. É indicado para eventos sociais. O esporte fino só não aceita short e vestidinho (curtos, acima da altura do joelho)
      Por isso, numa cerimônia de casamento eu sugiro que você use um longo (tecido pode ser leve) com um caimento elegante. Apenas tome cuidado com as cores e o horário da celebração. De dia (cores frias) noite (cores quentes). Nada de preto ou branco, apenas se for sugerido pela noiva, já que muitas delas estão abrindo espaço para o “negro” no vestido das madrinhas.
      Bjuuu

  4. tenho uma festa esporte fino pra ir gostaria de uma opiniao gostaria de ir com uma calça flare e anabela e uma blusa de lurex dourado e preto que vc acha

    • Oi, Ana.

      Me perdoe não ter lhe respondido quando vc precisava das dicas:( …estávamos num processo de restauração do blog.
      Mas agora está tudo sob controle, precisando é só chamar.

      Bjuuu

    • Oi, Ana

      A opção está correta, caso precise da sugestão para eventos futuros. 🙂 apenas fique atenta que “festa” você está indo. Lembrando sempre que esporte fino usa-se em “eventos sociais” e nunca em festas cerimoniais.

  5. PARABÉNS GOSTEI MUITO, ASSIM TIREI MINHAS DÚVIDAS.NÃO PRECISEI COMPRAR ROUPA PARA O EVENTO QUE PEDIA ESPORTE FINO,ENCONTREI TUDO NO MEU GUARDA-ROUPA.OBRIGADA .

  6. Meu marido faz 30 anos de empresa. Dia 26/11 vai ter um coquetel começando as 18:00 horas. Traje esporte fino. Aluguel um vestido vermelho escuro de renda (ele me pediu que fosse vermelho; e acabei indo na onda dele). Sem brilho de um ombro só. Comprei uma sandália vermelha. E uma bolsa dourada. Acho que fiz besteira… Socorro; pois ainda tenho tempo de dar um jeito nisso!

    • Bom dia, Carla

      Não há problema algum com a cor do vestido,(precisamos saber apenas qual ó seu tom de pele. Vermelho, bordô, vinho, combinam com loiras e morenas de pele clara) acho bem interessante que ele não tenha brilho, por ser um coquetel. A renda deixa a peça romântica é uma boa aposta, afinal, o brilho seria mais adequado para eventos cerimoniais, como casamentos e formaturas.
      Pelo sua descrição o vestido puxa para o vinho, né? Você pode permanecer com essa escolha, mas podemos mudar alguns pontos no seu look. Substitua a bolsa por uma Clutche dourada (aquelas bolsinhas pequenas de mão) bolsa não casa com longos, mesmo que pequena, a alça tira o glamour do traje, e a sandália também fica melhor no dourado. Os tons de vermelho e vinho sempre combinam muito bem com o dourado.
      Caso você tenha mais alguma dúvida nos escreva. Estamos aqui para ajudá-la. Meu e-mail é indimicheli@gmail.com, se quiser me escrever lhe envio alguns looks como esse que sugeri, pra você ter uma ideia.
      E não se desespere, siga as dicas e arrase nesse coquetel. Parabéns ao seu esposo, 30 anos de empresa, não são 30 dias, rs. Felicidades, Carla.

      Abs, Indi

  7. Tenho uma festa de aniversário o convite pede traje esporte fino.posso usar longo preto? Ele é simples mas tem um caimento bom tem um detalhe de cristais na cintura fica legal? A festa é a noite

    • Oi, Teresa!
      O vestido Preto e longo é ideal, desde que você não abuse das bijoux com brilho e o vestido seja realmente discreto, de tecido leve e sem muitas pedras. Por mais que o convite peça “traje esporte fino” é bom ficar atenta para não errar o dress code. Opte por uma sandália de salto médio e jogue por cima, se o clima ajudar, rs, um blazer de cor clara (branco, cinza ou bege) como sobreposição, vai ficar linda, discreta e perfeita para a ocasião.
      Caso você queira nos mandar foto do vestido para ter dicas de bijoux, maquiagem e acessórios é só escrever para: indimicheli@gmail.com

      Um beijo!

  8. Irei a um curso em São Paulo na Federação Paulista de Futebol onde o traje exigido na apresentação é o Esporte Fino. O que usar? a calça pode ser Jeans? o Sapato pode ser Social? a camisa pode ser social? e o terno/blazer é indispensável? estou perdidinho me ajudem por favor!

    • Oi!

      Suas opções de peças estão certinhas.
      Recomenda-se o uso de calças sociais ou de brim. Muitas pessoas acham que o jeans é inadequado, mas isso não é verdade. Você precisa apenas cuidar na hora de escolher o sapato que não devem ter o bico muito fino, opte por bicos mais arredondados ou quadrados, para não dar um ar muito sofisticado, de gala. O cinto deve ser da mesma cor do sapato. E a camisa rolê – aquela de gola alta -, caso esteja frio, é um excelente opção, podendo até dispensar o blazer. Fica linda e elegante. Ou a camisa de botão (estampas, nem pensar) com listrinhas bem finas ou lisa, preferencialmente de cores claras e o blazer de sobreposição. A gravata é totalmente dispensável, apesar de algumas pessoas gostarem de usar modelos mais divertidos e informais.

      • Ola! Gostaria de saber, tenho um aniversário de 15anos,cujo pede Sport fino, comprei uma saia na altura do joelho e uma blusa, porem comprei tbm um vestido uns 4dedos acima do joelho rodadinho (sem babados) todo florido (flores pequenas ) estou em duvida se uma dessas roupas se enquadra no Sport fino , e qual seria a melhor opção? (O vestido é preto florido com flores pequenas) e nos looks oque cairia bem um sapato, sandalha ou sapatilha?(festa noturna )

      • Paula, desculpe, tivemos um problema no Blog e somente hoje achamos seu comentário como spam… Deixamos você sem resposta! Mas estamos aqui novamente para atendê-la, agora com novo gerenciamento das nossas mídias! Confira também novas dicas no facebook da Capitollium: https://www.facebook.com/capitollium/

  9. Olá! Estou me torturando aqui por causa do traje..rs.. Tenho um casamento onde a missa começa as 18hs e a festa as 19hs. No convite pede traje esporte fino. Pretendo ir com um vestido longo vermelho, o vestido não tem muito brilho, tem lantejoulas, mas vermelhas e não brilhantes. Tenho 1,80 e sou loira, por tanto pensei que um longe seria melhor. Você acha que estarei demais para o casamento? Ou posso ir tranquila? HELP!!! Beijos

  10. Ola gostei muito das respostas de tira duvidas das pessoas, tenho um casamento para ir , a cerimonia sera as 17:00, escolhi um longo na cor verde folha , sem brilho mas com um decote diferente mas nao ousado. Pois sou irma da noiva e nao gostaria de fazer feio, gostaria de saber o posso usar nos acessorios, e o convite esta esporte fino.

    • Olá, Adriana! Você pode apostar em um cinto com brilho e um brinco maior, ou em pulseiras e braceletes que vão dar um toque glamuroso na sua produção. É importante não exagerar nas escolhas, uma peça marcante é o suficiente. Bom casamento! 🙂

  11. ola preciso de ajuda tenho uma comemoracao de um casamento do civil numa churrascaria simples e noite nao sei como me vesti queria ir de jeans como ta frio nao sei blusa devo comprar me ajude to sem saber o que devo usar espero sua resposta o mais rapido que poder

    • Oi, Solange! Como a comemoração será em uma churrascaria, você pode ir de jeans sem problemas, mas prefira calças com lavagens escuras, por ser um evento à noite. Quanto a blusa, aposte em tecidos mais especiais, como a seda. Agora, se você quiser abusar das últimas tendências, invista em um colete de pele fake, vai ficar linda e é super apropriado para esse evento. No nosso site, você encontra muitas opções: capitollium.com.br 🙂

  12. Olá. Tenho um baile para ir e o convite pede esporte fino. Não tenho problema com o tipo de traje já que gosto muito de vestidos bem cortados mas simples. Meu problema é o sapato. Não gosto de salto e além de tudo vou dançar. Posso usar um sapato baixo? Que tipo?

    • Oi, Rosi, o ideal é que você utilize um sapato com pelo menos algum salto, nem que seja baixo. Já se for optar pela sapatilha, aposte em uma bem especial, com o bico fino e brilho. Boa festa! 😉

  13. Olá, tenho um evento pra ir que pede o esporte fino. Gostaria de saber se posso usar uma meia calça preta escura com um vestido? Obs: não mostro as pernas, pois tenho muitos vasinhos.

  14. Teremos um coquetel em volta da piscina e o traje é fino esporte o que deverei usar,tenho vestido de renda vermelho manga longa com costa transparentes comprimento até o joelho, será que poderia usá-lo? e quais o acessório e sapatos a serem usados.

    • Rita, desculpe, tivemos um problema no Blog e somente hoje achamos seu comentário como spam… Deixamos você sem resposta! Mas estamos aqui novamente para atendê-la, agora com novo gerenciamento das nossas mídias! Confira também novas dicas no facebook da Capitollium: https://www.facebook.com/capitollium/

  15. Tenho um festa de 15 anos pra ir, ia usar um vestido rosa, bordado, bem social mesmo, e nos joelho, mas lá pede esporte fino, está errado?

    • Luísa, desculpe, tivemos um problema no Blog e somente hoje achamos seu comentário como spam… Deixamos você sem resposta! Mas estamos aqui novamente para atendê-la, agora com novo gerenciamento das nossas mídias! Confira também novas dicas no facebook da Capitollium: https://www.facebook.com/capitollium/

  16. Oi! tenho um festa de 15 anos, e pede esporte fino, tenho um vestido de poliéster com estampa de zebra, posso usa-lo? obrigada.

  17. Olá, tenho um aniversário de 15 anos para ir, vi um vestido preto tubinho que ele é tipo renda mas um certo veludo. Queria saber se é legal pra ir?! a festa será 20:00hrs

  18. Olá, tenho uma festa para ir a noite, traje esporte fino. Posso usar calça Jeans escura, Anabela estampada e blazer preto?

  19. OI BOA TARDE TENHO UMA FESTA DE 15 ANOS PARA DIA DIA 18/06,TENHO 24 ANOS E GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO USAR…VARIAS OPÇÕES POR FAVOR,DESDE JA AGRADEÇO

  20. tenho casamento as 17hs, a noiva pede traje esporte fino, vestido curto, cores alegres, ; junho.Posso ir de preto? Pode me dar dicas? obrigada

  21. Oi boa noite preciso de dicas de rouas para ir em uma festa as 22hs de 15 anos…tenho 24 anos e n faço a minima ideia do qe usar..desde ja agradeço

  22. Ola, tenho um coquetel que será das16:00 às 20:00 horas, traje esporte fino. Como esta frio pensei num vestido preto, meia calça preta (fina) e um casado creme. Acha que vai ficar bom

    • Olá, Ludmila. A roupa certa para um coquetel traje esporte fino pode ser simples e informal. Significa uma roupa descomplicada.
      A sua escolha foi perfeita, o seu look é coringa e vai transitar entre a tarde e a noite. O preto é sempre uma aposta certa!
      Para não ficar tão formal, use com sapato de salto grosso e bolsa média ou maxi carteira. Carteiras pequenas ou clutchs podem deixar o seu look com ar de festa. Evite acessórios com muito brilho também.

  23. Olá
    Estou em dúvida quanto à roupa que meu marido pretende usar. Blazer de couro com camisa, calça social e sapatos, pode ser usado em uma festa de 15 anos à noite com traje esporte fino?
    Obrigada

  24. Bom dia, tenho um baile da empresa onde trabalho para ir, e o traje é esporte fino, me ajudem não tenho hábito de ir a festas com este traje. Estava pensando num vestido preto básico ou um modelito com calça, me ajude.
    Obrigada

  25. Boa noite! Tenho um casamento para ir domingo (28/08/2016), o traje é Esporte Fino. O evento será Happy Hour e começará às 16:00, posso ir com um vestido longo azul turquesa, tecido tipo seda e liso e não tem brilho. Gostaria de sugestão para a bolsa e cor do sapato.

  26. Olá, adorei as dicas mas ainda estou em dúvida! Tenho um aniversário de 15 anos para ir da filha de uma amiga. Eu tenho 27 anos, sou baixinha e não gosto de vestido longo (a menos que seja extremamente necessário). A festa será a noite e pede traje esporte fino. Pensava em ir com um vestido rodado mais estruturado (tem tule), um pouco acima do joelho (uns 4 dedos no máximo), mas ele é de fundo claro estampado (estampa pequena, discreta). Posso usar cor clara a noite? E o fato de ele ser curto, pode? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *